25 anos do Nobel de Literatura de José Saramago: legado e entrevista com filha

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O autor português José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura há 25 anos, foi homenageado em uma edição especial do diário Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. A reportagem, escrita por Juliana Sehn, analisa a trajetória do autor e seu legado marcado por uma visão crítica do mundo e pela denúncia das injustiças sociais.

A matéria traz a participação de especialistas na obra do autor e destaca momentos importantes de sua carreira. Entre eles, a entrevista com a filha de Saramago, Violante Saramago, e depoimentos de admiradores que acompanharam sua única visita a Curitiba em 2000.

A professora e coordenadora da Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná, Patrícia Cardoso, afirma que “ele era um ativista. A sua preocupação não se limitava ao âmbito do texto literário”. A pesquisadora ainda destaca que “sua habilidade em tocar no que é mais humano nos leitores ao lidar com questões universais que excedem a barreira da língua é um atributo que o destacou como candidato ao prêmio Nobel”.

Leia também:  Destaque literário de 2022 premiado no Troféu Açorianos.

A edição 136 do Cândido apresenta, além da matéria especial sobre Saramago, um ensaio fotográfico, poemas, contos e artigos. A ilustração da capa é assinada por Ju Coelho.

O site candido.bpp.pr.gov.br disponibiliza o download gratuito da matéria para os interessados em ler o especial completo. José Saramago é um escritor que marcou a literatura portuguesa e internacional com sua escrita singular e suas histórias que questionam a sociedade. Seu legado ainda é discutido e analisado por especialistas em todo o mundo.

Notícia O diário Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz em seu especial deste mês uma matéria sobre o escritor português José Saramago, premiado com o Nobel de Literatura há 25 anos. A reportagem é assinada por Juliana Sehn e conta com a participação de especialistas na obra do autor, que analisam momentos da sua trajetória e debatem o seu legado marcado por uma visão crítica do mundo e pela denúncia das injustiças sociais.
Destaques – Entrevista com a filha de Saramago, Violante Saramago;
– Depoimentos de admiradores que acompanharam sua única visita a Curitiba em 2000;
– Habilidade em tocar no que é mais humano nos leitores ao lidar com questões universais que excedem a barreira da língua.
Outros destaques – Ensaio fotográfico de Larissa Maira;
– Poemas de Ana Botner e Hannah Arendt traduzidos por Daniel Arelli;
– Conto de Richard Roch e artigo de Renan Hayashi na coluna Pensata;
– Ilustração da capa é assinada por Ju Coelho.
Disponibilidade A matéria completa está disponível para download gratuito no site candido.bpp.pr.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *