Antonio Candido: a reedição da obra completa.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A editora Todavia está relançando a obra completa de Antonio Candido, um dos principais intérpretes do Brasil ao lado de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr. São 17 volumes que serão publicados até o próximo ano, abrangendo sua trajetória nos campos da cultura e da política. Uma oportunidade imperdível para os leitores conhecerem ou revisitar um dos maiores escritores brasileiros do século 20.

Entre as primeiras obras republicadas estão “Formação da Literatura Brasileira – Momentos Decisivos” (1959), “Os Parceiros do Rio Bonito” (1964), “Literatura e Sociedade” (1965), “Iniciação à Literatura Brasileira” (1987) e “O Discurso e a Cidade” (1993). Os livros apresentam o pensamento de Candido, que acreditava que a literatura era a chave para compreender as coisas concretas do mundo.

Candido desenvolveu um método baseado no pensamento social e na leitura atenta dos norte-americanos. Ele se afastou da tendência de considerar a literatura como algo isolado do mundo, arte pela arte. Para ele, é a forma literária que proporciona o significado de um romance, poema ou peça teatral. Um exemplo disso é seu ensaio “Dialética da malandragem” (1970), em que revelou a estrutura formal de “Memórias de um Sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida.

Leia também:  Saramago: legado crítico e humano

O livro “Formação da Literatura Brasileira” não é uma História comum, como as que eram escritas no século 19. Candido explica como se formou o sistema literário no país e defende que o Brasil só alcançou um “sistema consolidado” com Machado de Assis. O autor de “Dom Casmurro” conseguiu atingir um público amplo e inovou ao assimilar a influência do passado, incorporando ainda a escrita de autores estrangeiros. Foi o primeiro autor brasileiro a conciliar o local e o cosmopolita.

O caso Machado de Assis também aponta para a questão histórica central na fórmula de Candido. Com o sistema consolidado, o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura, antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos.

Leia também:  Literatura Marginal: novo livro desafia padrões.

A obra completa de Antonio Candido é uma oportunidade imperdível para conhecer ou revisitar as ideias de um dos maiores pensadores brasileiros. Seus livros apresentam reflexões sobre literatura, cultura e política que continuam relevantes até hoje.

.

Quem é Antonio Candido? Estudioso da literatura, da cultura e da política e um dos grandes intérpretes do Brasil.
Quantos volumes serão republicados? 17 volumes até o próximo ano.
O que as primeiras obras republicadas incluem? “Formação da Literatura Brasileira – Momentos Decisivos”, “Os Parceiros do Rio Bonito”, “Literatura e Sociedade”, “Iniciação à Literatura Brasileira” e “O Discurso e a Cidade”.
Qual é o método utilizado por Candido? Método ancorado no pensamento social e na leitura cerrada dos norte-americanos.
O que significa sistema literário? Requer a existência de obras, autores, leitores e tradição.
Qual é a importância de Machado de Assis? O Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura, antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *