Arte da Palavra: circuito literário percorre 140 cidades brasileiras

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Rio de Janeiro receberá, a partir de 30 de março de 2023, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, o maior evento literário do país. O projeto tem como objetivo estimular a leitura e dar espaço para novos autores brasileiros. Com a participação de 51 escritores, o Arte da Palavra é composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros entre escritores para troca de experiências com o público; o Circuito de Oralidades, que se dedica à narração oral de poesias e histórias; e o Circuito de Criação Literária, que oferece oficinas formativas para reflexão sobre as diferentes formas e práticas de escrita.

Até dezembro deste ano, o projeto percorrerá mais de 140 cidades em todo o Brasil com 492 atividades. Os artistas são selecionados pela curadoria coletiva do Sesc em todo o território nacional para contemplar todas as diversidades possíveis.

Leia também:  Escritor baiano revela o elo entre jornalismo e literatura

A diretora de programas sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, destaca que essa diversidade torna o projeto um retrato da pluralidade literária brasileira. O Arte da Palavra apresenta diversos autores premiados como Marcelo Moutinho (categoria crônica), vencedor do Prêmio Jabuti 2022 com a obra “A Lua na Caixa d’Água” (Malê), Luiza Romão, vencedora do melhor livro de 2022 com “Também guardamos pedras aqui” (Nós), Jefferson Tenório autor de “O avesso da pele” (Companhia das Letras), considerado pelo Jabuti como o melhor romance de 2021 e Andrea Del Fuego, premiada em 2011 com o Prêmio Literário José Saramago pelo romance Os Malaquias. O Arte da Palavra também traz a representatividade indígena com o escritor Olívio Jakupé do povo indígena Guarani, Aliã Wamiri Guajajara contadora de histórias e poeta da Aldeia Ukair em Teresina (PI) e Nathalia Leal, poeta indígena Kariri moradora da comunidade tradicional do Corumbê em Paraty (RJ).

Leia também:  Casa da Pólvora recebe projetos de dança e literatura neste sábado

Festival Arte da Palavra

Em junho, o circuito reúne um grupo de autores para a celebração do Farpa – Festival Arte da Palavra que este ano será realizado no Sesc Cajuína no Piauí. O evento apresentará o panorama do que está sendo desenvolvido no projeto ao longo do ano promovendo ainda o intercâmbio com escritores e artistas locais.

O Sesc é uma instituição privada sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Evento Data Local
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 30 de março de 2023 Rio de Janeiro
Circuitos Atividades
Circuito dos Autores Bate-papos e oficinas literárias com 51 escritores
Circuito de Oralidades Narração de histórias e performances poéticas
Circuito de Criação Literária Oficinas formativas para reflexão sobre as diferentes formas e práticas de escrita
Leia também:  Direito vai além de leis: FGV oferece atividades em literatura e ESG.
Período Atividades
Até dezembro de 2022 492 atividades em 140 cidades do Brasil
Autores Premiados Obras
Marcelo Moutinho “A Lua na Caixa d’Água” (Malê)
Luiza Romão “Também guardamos pedras aqui” (Nós)
Jefferson Tenório “O avesso da pele” (Companhia das Letras)
Andrea Del Fuego “Os Malaquias”
Representatividade Indígena Autores
Guarani Olívio Jakupé
Guajajara Aliã Wamiri
Kariri Nathalia Leal
Farpa – Festival Arte da Palavra Data Local
Celebração do projeto e intercâmbio com escritores locais Junho de 2023 Sesc Cajuína, Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *