Cerimônia do Troféu Açorianos de Literatura premia destaques de 2022

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 15 de dezembro de 2022, foi realizada no Teatro Renascença em Porto Alegre a cerimônia do Açorianos de Literatura. O evento, que premia os autores mais notáveis do ano, contou com a presença do coordenador de Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Sérgius Gonzaga, e do escritor Altair Martins. A ocasião também apresentou uma performance musical de Matheus Alves e Guilherme Goulart para entreter o público presente.

A cerimônia anunciou os vencedores de diferentes categorias, evidenciando a diversidade literária do estado. Na categoria Infantil, Fabiana Sasi foi contemplada com “O Fio da Memória”, enquanto Philippe Alencar ganhou o prêmio Infantojuvenil com “Lua Rubra”. Julio Zanotta foi premiado na categoria Dramaturgia com “Milkshakespeare”, Sergio Faraco recebeu o troféu na categoria Crônica com “As Noivas Fantasmas e Outros Casos”, Tobias Carvalho ganhou na categoria Conto com “Visão Noturna” e Carlos Nejar levou o prêmio na categoria Poesia com “Inventação da Infância”.

Leia também:  Debate sobre Literatura de Cordel reúne educadores em João Pessoa.

Ricardo Timm de Souza também foi premiado na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades por seu livro “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”. Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym receberam o prêmio Especial por seu trabalho intitulado “Shiki, Inventor do Haicai Moderno”. Taiasmin Ohnmacht foi premiada na categoria Narrativa Longa com seu livro “Vozes de Retratos Íntimos”.

Os Vencedores do Açorianos de Literatura do Ano de 2022

Tobias Carvalho também foi homenageado como Livro do Ano por seu trabalho “Visão Noturna”. Além disso, houve homenagens especiais a Alexandre Brito, Biblioteca Jardim das Letras, Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia, Editora Bestiário, Gilberto Schwartsmann, Professora Lea Masina e Projeto Orisun Oro – Editora de Poesia Amefricana e Ronald Augusto.

Leia também:  Alepa e Ioepa fortalecem literatura paraense com emendas compartilhadas.

O evento foi um sucesso e reconheceu os talentos literários mais destacados do ano. A literatura é uma forma importante de expressão artística e cultural em nossa sociedade e eventos como este são fundamentais para dar visibilidade aos autores e obras que merecem destaque. Parabéns a todos os vencedores e homenageados!

Categoria Vencedor Obra
Infantil Fabiana Sasi O Fio da Memória
Infantojuvenil Philippe Alencar Lua Rubra
Dramaturgia Julio Zanotta Milkshakespeare
Crônica Sergio Faraco As Noivas Fantasmas e Outros Casos
Conto Tobias Carvalho Visão Noturna
Poesia Carlos Nejar Inventação da Infância
Ensaio de Literatura e Humanidades Ricardo Timm de Souza Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência
Prêmio Especial Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym Shiki, Inventor do Haicai Moderno
Narrativa Longa Taiasmin Ohnmacht Vozes de Retratos Íntimos
Livro do Ano Tobias Carvalho Visão Noturna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *