Coletânea erótica brasileira é lançada em BH

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora Eliane Robert Moraes lança coletânea de contos eróticos brasileiros em Belo Horizonte no dia 26 de março de 2023. A obra, intitulada “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”, é uma continuação da coletânea “O corpo descoberto – Contos eróticos brasileiros (1852-1922)” lançada pela mesma autora em 2018. Com o objetivo de preencher uma lacuna na literatura erótica brasileira, a obra reúne contos de autores renomados como Aníbal Machado, Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, João Silvério Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum, Nelson Rodrigues e Raduan Nassar. A coletânea também traz aspectos pouco explorados da história da República brasileira ao abordar como autores trataram a questão do corpo e da sexualidade ao longo do tempo.

Leia também:  Agatha Christie: obras clássicas sofrem alterações anti-racistas

Segundo Schneider Carpeggiani, editor do “Suplemento Pernambuco”, a seleção dos textos foi difícil mesmo após a peneira da qualidade literária, pois havia muito material disponível. Para Eliane Robert Moraes, 1922 representa um marco importante para a literatura erótica brasileira por causa da influência da vanguarda europeia. A partir desse ano, há uma maior abertura na literatura erótica brasileira que antes era muito alusiva na prosa. Ela destaca que o critério principal para a seleção dos textos foi a qualidade literária, sem distinção entre erotismo e pornografia.

O evento de lançamento marca também o início do projeto República Jenipapo, que tem como objetivo promover debates públicos voltados para questões da república em interface com a literatura. A professora Heloísa Starling da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenadora do projeto, e o editor Schneider Carpeggiani estarão presentes no evento.

Leia também:  Lula entrega prêmio a Chico Buarque após 4 anos de espera

É importante ressaltar que a literatura erótica no Brasil começou a ganhar destaque no romantismo com obras como “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo. No entanto, segundo Eliane Robert Moraes, havia uma carência de obras que abordassem o tema mais explicitamente. Por isso, as coletâneas organizadas por ela são tão relevantes para o cenário literário brasileiro.

O República Jenipapo terá a participação de outros escritores em futuros eventos, como Franklin Martins, que lançará o livro “A música conta a história do Império e do começo da República”, e Francisco Bosco.

Data 26 de março de 2023
Evento Lançamento do livro “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”
Local Belo Horizonte
Autores Aníbal Machado, Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, João Silvério Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum, Nelson Rodrigues e Raduan Nassar
Organizadora Eliane Robert Moraes
Projeto República Jenipapo
Objetivo do projeto Promover debates públicos voltados para questões da república em interface com a literatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *