Conheça 20 clássicos da literatura brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Uma publicação apresenta uma seleção com vinte obras clássicas da literatura brasileira que são expressivas para a cultura do país. Cada obra possui um estilo e particularidades autorais diferentes, abrangendo diferentes períodos da literatura.

Entre as obras apresentadas, destaca-se Marília de Dirceu, escrita por Tomás Antônio Gonzaga durante o Arcadismo brasileiro. A história é inspirada no amor entre o autor e sua noiva mineira, Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão. A obra é dividida em duas partes, exaltando a figura da mulher idealizada pelo eu lírico na primeira parte e apresentando um tom triste na segunda, reflexo da prisão do autor envolvido na Inconfidência Mineira.

Noite na taverna, novela sombria do poeta romântico Álvares de Azevedo, traz elementos como sexo, violência e morte. A história se passa em uma taberna onde jovens boêmios se reúnem para beber e contar suas experiências trágicas e imorais.

Leia também:  Personalidades da TV e teatro levam literatura a escolas públicas.

O poema romântico O navio negreiro, de Castro Alves, denuncia os horrores da escravidão através de imagens chocantes. Ele mostra o transporte desumano das pessoas africanas para serem escravizadas no Brasil.

O romance romântico e indianista Iracema, de José de Alencar, retrata a origem do povo brasileiro através do amor entre uma indígena e um português. Para viver esse amor, Iracema precisa trair e abandonar os costumes de seu povo.

A Moreninha, romance urbano do escritor romântico Joaquim Manuel de Macedo, conta a história de amor entre Augusto e Carolina, apelidada de Moreninha. A narrativa começa com uma aposta entre os estudantes de medicina Filipe e Augusto, onde Augusto teria que escrever um romance sobre o assunto se amasse uma única mulher por mais de 15 dias.

Leia também:  Semana de literatura e teatro grátis no Sesc Cultura.

Além dessas obras, existem outras clássicas da literatura brasileira nesta publicação, como O cortiço de Aluísio Azevedo, Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis e Grande sertão: veredas de João Guimarães Rosa. Essas obras retratam a cultura brasileira em diferentes períodos da história. A leitura dos clássicos da literatura brasileira permite perceber a evolução da sociedade ao longo dos anos e compreender melhor as tradições e valores presentes no país.

Obra Autor Gênero
Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga Arcadismo
Noite na taverna Álvares de Azevedo Romantismo
O navio negreiro Castro Alves Romantismo
Iracema José de Alencar Indianismo
A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo Romantismo
O cortiço Aluísio Azevedo Naturalismo
Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Realismo
Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa Modernismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *