Dia Nacional do Livro Infantil: Claudia Borges e a conexão literária.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Hoje, 18 de abril, é o Dia Nacional da Literatura Infantil, celebrado com o objetivo de incentivar e valorizar a leitura desde a infância. A literatura tem um papel importante na conexão com a sabedoria ancestral e influencia na forma como percebemos e encaramos a vida.

Francisca Claudia Borges Fernandes é uma professora, contadora de histórias e escritora de 39 anos. Ela cresceu cercada por livros que sua mãe lia e histórias que ouvia de seu pai. Claudia se formou em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e já publicou dois livros: “O Menino e a Matinta” e “Se Esta Rua Falasse”. Além disso, ela atua como professora e contadora de histórias.

Claudia enfatiza a importância do hábito da leitura para o desenvolvimento educacional dos alunos. Ela ajudou a criar o Programa Marabá Leitora, que incentiva o hábito da leitura para as crianças na cidade e tem um impacto significativo na aprendizagem dos alunos. O programa estabelece a leitura de livros para crianças nas escolas e praças da cidade, também trabalha na formação dos professores das Salas de Leitura e atualmente realiza coleta de narrativas orais.

Leia também:  20 lançamentos imperdíveis na Amazon: clássicos, biografias e mais!

Conexão com a sabedoria ancestral

Claudia destaca que a literatura tem um papel fundamental na conexão com a sabedoria ancestral. Para ela, “é o momento que tínhamos para ficar juntos, compartilhar histórias”. Ela cresceu lendo Monteiro Lobato com sua mãe e ouvindo as lendas contadas pelo pai.

Claudia é atualmente membro do Mocoham (Movimento de Contadores de histórias da Amazônia) e já fez parte dos grupos Historiar-te, Trupe Paneiro de histórias e Rede Marabela. Seu primeiro livro, “O Menino e a Matinta”, foi baseado nas histórias que ouviu de um amigo sobre a Matinta, lendária figura do folclore amazônico. Ela destaca que seu próximo livro “Se Esta Rua Falasse” será lançado ainda este ano em parceria com Bino Souza e Natanael Marques.

Leia também:  Vitrine Literária: entrevista com Jorge Solé, ilustrador de textos literários.
Título: Dia Nacional da Literatura Infantil é comemorado hoje
Data: 18 de abril
Objetivo: Incentivar e valorizar a leitura desde a infância
Personagem principal: Claudia Borges Fernandes
Profissão: Professora, contadora de histórias e escritora
Programa: Programa Marabá Leitora da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Importância do hábito da leitura: Fundamental para o desenvolvimento educacional dos alunos e conexão com uma sabedoria ancestral
Próximo livro: “Se Esta Rua Falasse”, em parceria com Bino Souza e Natanael Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *