Ópera e Literatura moldam sociedade fluminense.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A relação entre ópera, romance e literatura brasileira do Segundo Reinado no Rio de Janeiro é o tema central do livro “Ópera Flutuante” de Marcelo Diego, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (USP). A obra, com 328 páginas, analisa como a ópera influenciou mais a literatura brasileira do que as tradições do teatro lírico local, tendo um papel importante na sociedade fluminense no século XIX.

A ópera flutuante, caracterizada por companhias itinerantes com repertórios sazonais, desempenhou um papel central na formação do gênero romance no Brasil. O autor acredita que o discurso da ópera é espelhado nos livros, ambos promovendo experiências narrativas imersivas e possuindo algo que media a relação da obra com o receptor, seja a música ou a narração.

Leia também:  Crítica literária brasileira estuda erotismo há 30 anos.

O livro está organizado em três atos que progridem cronologicamente. A primeira parte, ambientada na década de 1840, apresenta uma companhia italiana de ópera que se instalou no Estado e fechou contrato com o Teatro de São Pedro de Alcântara. A ópera Norma foi uma das mais populares da década e seus ecos foram ouvidos em obras de Martins Pena, Joaquim Manuel Macedo e Machado de Assis.

A segunda parte do livro acompanha o Rio de Janeiro nas décadas de 1850 e 1860, durante a consolidação do circuito lírico e a criação da Ópera Nacional. Já o último ato do livro se passa nas décadas de 1870 e 1880, quando a ópera estava em seu apogeu no Rio de Janeiro.

Leia também:  Ioepa e Alepa se unem para valorizar literatura paraense.

Marcelo Diego se dedica a diferentes obras de Machado de Assis, considerado por ele “o escritor que pintou o quadro mais vivo da cena lírica no Rio de Janeiro do Segundo Reinado”. “Ópera Flutuante – Teatro Lírico, Literatura e Sociedade no Rio de Janeiro do Segundo Reinado” é um livro fascinante para aqueles que desejam entender como a ópera moldou a cultura brasileira durante o século 19 e compreender como as artes se influenciam mutuamente. O livro está à venda por R$62,00 na Editora da USP (Edusp).

Título: Ópera Flutuante – Teatro Lírico, Literatura e Sociedade no Rio de Janeiro do Segundo Reinado
Autor: Marcelo Diego
Editora: Editora da Universidade de São Paulo (USP)
Páginas: 328
Preço: R$62,00
Resumo: O livro explora as relações entre ópera, romance e literatura brasileira durante o Segundo Reinado no Rio de Janeiro. A obra está dividida em três atos que progridem cronologicamente, mostrando como a ópera moldou a cultura brasileira durante o século 19. É uma leitura fascinante para estudantes de literatura brasileira que buscam compreender como as artes se influenciam mutuamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *