Pedra D’Água: HQ revela Recife de Clarice Lispector

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) apresentou ao público a HQ Pedra D’Água, que se inspira nos lugares de Recife que foram fundamentais para a vida e obra da escritora Clarice Lispector. A protagonista da história é Esther, uma pesquisadora que se hospeda no Hotel Central e parte em busca de rastros claricianos pela cidade.

A escritora nasceu em 1920, na Ucrânia, e migrou para o Recife ainda criança, acompanhada de sua família, após a perda de suas rendas devido à Guerra Civil Russa e perseguição aos judeus. Clarice viveu uma grande parte de sua infância e adolescência no Recife, onde deixou profundas marcas em sua vida pessoal e literária. Aos 14 anos, mudou-se com seu pai e irmãs para o Rio de Janeiro, onde faleceu em 1977.

Leia também:  Sedac realiza pesquisa para fortalecer bibliotecas e feiras do livro no RS.

O roteiro e a pesquisa para a HQ foram realizados por Clarice Hoffmann, que elaborou um trajeto geográfico e sentimental baseado nas citações da obra de Lispector sobre o espaço em questão. A jornalista também considerou os tempos verbais utilizados pela autora na escolha dos locais a visitar. A HQ traz poucos diálogos, mas muitas referências aos textos de Clarice e é capaz de estimular tanto o olfato quanto a audição do leitor com os desenhos vibrantes de Greg Vieira.

Um dos principais temas abordados na HQ é a preservação do patrimônio material e imaterial presente nas memórias geradas pelos escritores acerca dos lugares. Os palácios floridos mencionados nos escritos de Clarice já não existem mais, o que levanta questões sobre a preservação da história e cultura desses locais. Clarice Hoffmann destaca o olhar que Lispector tinha para as pessoas oprimidas em seu roteiro para a novela gráfica. Ela afirmava que carregava uma fome por justiça social, influenciada por suas origens judaicas. Essa fome e a política são marcantes na obra de Clarice, mesmo que ela não tenha falado abertamente sobre isso.

Leia também:  Exposição 'Brincando com Letras' celebra Dia do Livro Infantil

A sensação provocada pela HQ combina com uma frase escrita pela própria autora: “Vivo ‘de ouvido’, vivo de ter ouvido falar”. Ao ler a obra, é possível sentir-se imerso em um Recife dos anos 20, que foi decisivo para moldar a vida e obra de Clarice Lispector.

Notícia Resumo
Título: Pedra D’Água: HQ inspirada nos locais de Clarice Lispector em Recife
Autores: Clarice Hoffmann (roteiro e pesquisa) e Greg Vieira (desenhos)
Enredo: Esther, uma pesquisadora, busca rastros claricianos pelos locais importantes para Clarice em Recife. A HQ traz poucos diálogos, mas muitas referências aos textos da autora.
Temas: Preservação do patrimônio material e imaterial, fome por justiça social presente na obra de Clarice.
Leia também:  Swiatek: número 1 do tênis e dos livros.

Com informações do site Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *