Prêmios Candanguinho e Candango incentivam leitura e literatura.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou na última segunda-feira, 27 de março de 2023, uma atualização sobre a Política do Livro, Leitura e Oralidade. O objetivo é incentivar jovens leitores e escritores por meio de ações como o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e o Prêmio Candango de Literatura.

O Prêmio Candanguinho premia crianças e adolescentes entre seis e 17 anos que produzem poesias inéditas, enquanto o Prêmio Candango premia escritoras e escritores de países lusófonos em oito categorias distintas.

Prêmios para incentivar a leitura e escrita

A primeira edição do Prêmio Candanguinho ocorreu em 2021, tendo a seleção de 30 poesias para compor uma coletânea intitulada “Mala do livro: uma viagem na cultura”. Já em 2022, inscreveram-se 868 poesias nas categorias infantil, juvenil e pessoas com deficiência. A cerimônia de premiação aconteceu em solenidade repleta de atrações artísticas no dia 16 de dezembro e entregou o livro publicado em formatos impresso, e-book e braille.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões de Literatura em cerimônia emocionante

O Prêmio Candango teve sua primeira edição realizada em 2022, distribuindo R$180 mil em prêmios divididos em oito categorias diferentes. A curadoria da primeira edição foi do escritor Ignácio de Loyola Brandão. Ao todo foram inscritos 1984 autores entre do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A cerimônia aconteceu no Teatro Plínio Marcos com apresentações artísticas diversas.

A Secec tem como objetivo integrar a comunidade internacional de língua portuguesa e incentivar a leitura para pessoas com deficiência. Para isso, foram criadas duas categorias exclusivas no Prêmio Candango: iniciativas de incentivo à leitura e de incentivo à leitura para pessoas com deficiência.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) é responsável por implementar esses prêmios que visam fomentar o gosto pela leitura e escrita desde cedo, oferecendo aos jovens um espaço para que possam se expressar artisticamente.

Leia também:  Abertura da Colheita de Noz Pecan em Santa Maria: Celebração da Agricultura Local

Para mais informações sobre as atividades da Secec, entre em contato com a Assessoria de Comunicação pelo e-mail comunicacao@cultura.df.gov.br.

Data da divulgação 27 de março de 2023
Prêmios
  • Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil
  • Prêmio Candango de Literatura
Objetivos Incentivar jovens leitores e escritores
Edições dos Prêmios
  • Prêmio Candanguinho: 2021 e 2022
  • Prêmio Candango: 2022
Categorias do Prêmio Candango 8 categorias para escritores de países lusófonos
Cerimônias de premiação Realizadas em solenidade com atrações artísticas
Inscrições
  • 868 poesias na categoria infantil, juvenil e pessoas com deficiência no Prêmio Candanguinho
  • 1984 autores entre do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde no Prêmio Candango
Categorias exclusivas
  • Iniciativas de incentivo à leitura
  • Incentivo à leitura para pessoas com deficiência
Responsável pela implementação Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)
Contato Assessoria de Comunicação pelo e-mail comunicacao@cultura.df.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *