Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.
A Secretaria de Educação de Maringá lançou, na última segunda-feira, 27, o projeto “Veja um universo diferente”, com o intuito de incentivar a leitura e a habilidade comunicativa dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado nas escolas municipais Professor José Marchesini e Mariana Vieira Dias e contou com a presença do ator e empresário Luciano Szafir.
O projeto será iniciado na próxima quinta-feira, dia 30, em 13 escolas que possuem turmas da EJA em colaboração com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil Inclusiva (GEEII) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Essa iniciativa faz parte do conceito “Meu mundo compõe nosso mundo”, que é desenvolvido em todas as fases da rede municipal. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, parabenizou as equipes pedagógicas pelo desempenho e dedicação na execução do projeto junto aos alunos.
De acordo com a secretária, o objetivo do projeto é resgatar a literatura em uma sociedade onde existem muitas informações disponíveis, contribuindo para a sensação de imediatismo. Ela destaca a importância desse resgate literário na educação de jovens e adultos que buscam aprender.
Para enfatizar a importância da leitura e da literatura na vida pessoal e profissional dos estudantes presentes no evento, o empresário e ator Luciano Szafir contou sua história de vida e como a leitura o ajudou em sua carreira. Ele destacou que, quando recebe um texto em uma novela, tem várias percepções desse texto e que, se não tivesse o hábito de ler, poderia ter uma interpretação errada das palavras que compõem o roteiro.
A importância da leitura
A professora Marta Chaves, autora de livros e que trabalha na área de narração de histórias, também participou do evento. Ela recitou um poema e contribuiu com explicações sobre a importância da leitura na vida dos estudantes.
O projeto “Veja um novo mundo” contemplará modalidades de literatura, música e teatro durante o ano letivo de 2023 e será bimestral. Os grupos de pesquisa da GEEII e os professores serão responsáveis pela narração das histórias. A ação contribuirá também para o desenvolvimento da oratória em público e a produção textual.
O aluno Manoel Pedro Gonçalves, que está matriculado na EJA desde outubro de 2021, tem como objetivo principal aprimorar a leitura e a escrita. Ele acredita que o incentivo do projeto o ajuda a ter mais conhecimento sobre a vida, o dia-a-dia, as histórias e o mundo.
Abaixo estão as 13 escolas com turmas da EJA:
- Escola Municipal Angela Vergínia Borin – (noite)
- Escola Municipal Ulisses Guimarães – (noite)
- Escola Municipal Helenton Borba Cortes – (noite)
- Escola Municipal João Batista Sanches – (noite)
- Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas – (noite)
- Escola Municipal José Darcy de Carvalho – (noite)
- Escola Municipal José Marchesini – (noite)
- Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva – (noite)
- Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti – (noite)
.
Notícia |
---|
Cidade de Maringá lança projeto “Veja um universo diferente” para estudantes da EJA |
Objetivo é incentivar o aprendizado e a habilidade comunicativa por meio da leitura |
Projeto começa na quinta-feira, 30, em 13 escolas com turmas da EJA |
Empresário e ator Luciano Szafir participou do evento para enfatizar a importância da leitura |
Projeto contemplará modalidades de literatura, música e teatro durante o ano letivo de 2023 |
13 escolas com turmas da EJA participarão do projeto |
Aluno da EJA, Manoel Pedro Gonçalves, acredita que o incentivo do projeto o ajuda a ter mais conhecimento sobre a vida, o dia-a-dia, as histórias e o mundo |