Secec premia literatura infanto-juvenil e autores lusófonos

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou, em 27 de março de 2023, seus investimentos na Política do Livro, Leitura e Oralidade, incluindo ações importantes como o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e o Prêmio Candango de Literatura. O objetivo é incentivar a literatura e a produção literária local e integrar autores lusófonos por meio desses eventos anuais.

Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil

A primeira edição do Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil aconteceu em 2021 e selecionou trinta poemas inéditos produzidos por crianças e adolescentes entre seis e dezessete anos para fazer parte da coletânea “Mala do livro: uma viagem na cultura”. Na segunda edição, em 2022, houve um aumento significativo no número de inscrições, com 868 poesias nas categorias infantil (6 a 12 anos), juvenil (13 a 17 anos) e pessoas com deficiência (6 a 17 anos), abrangendo trinta regiões administrativas e oito cidades da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). Os vencedores foram premiados em dezesseis de dezembro com uma cerimônia repleta de atrações artísticas.

Leia também:  Oficina virtual une Jornalismo e Literatura na UNIR.

Prêmio Candango de Literatura

O Prêmio Candango de Literatura foi criado em 2022 com o objetivo de integrar autores dos países lusófonos. A iniciativa distribuiu R$180 mil em prêmios divididos em oito categorias: Romance, Contos, Poesia, Capa, Projeto Gráfico, iniciativas de incentivo à leitura e de incentivo à leitura para pessoas com deficiência, além do Prêmio Brasília, destinado aos autores locais. A primeira edição teve 1984 inscrições entre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A curadoria ficou por conta do escritor Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras.

Ambos os prêmios são importantes para a valorização da literatura e estímulo à produção literária local. Além disso, buscam integrar autores lusófonos. As edições anteriores mostraram-se um sucesso, com grande participação dos jovens poetas na segunda edição do Prêmio Candanguinho e inscrições vindas de diversos países na primeira edição do Prêmio Candango de Literatura.

Leia também:  Lygia Fagundes Telles: um século de histórias literárias

As próximas edições prometem ser ainda maiores e melhores. Se você é um jovem poeta ou escritor ou quer se inspirar na produção cultural local e internacional, fique atento aos prêmios. Para mais informações sobre os prêmios e outras iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), visite o site oficial ou entre em contato por email.

Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil Prêmio Candango de Literatura
Primeira edição em 2021 Primeira edição em 2022
30 poemas inéditos selecionados 1984 inscrições entre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde
Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos Oito categorias: Romance, Contos, Poesia, Capa, Projeto Gráfico, iniciativas de incentivo à leitura e de incentivo à leitura para pessoas com deficiência, além do Prêmio Brasília
Segunda edição em 2022 Curadoria de Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras
868 inscrições de poesias nas categorias infantil (6 a 12 anos), juvenil (13 a 17 anos) e pessoas com deficiência (6 a 17 anos) Distribuição de R$180 mil em prêmios
Vencedores premiados em dezesseis de dezembro em uma cerimônia repleta de atrações artísticas Integração de autores dos países lusófonos
Visa a valorização da literatura e incentivar a produção literária local 1984 inscrições entre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *