Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.
Tobias Carvalho vence o Troféu Açorianos de Literatura como Livro do Ano no Rio Grande do Sul
A noite de terça-feira foi marcada pela realização da premiação do Troféu Açorianos de Literatura em oito categorias distintas, organizado pela Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa. O evento ocorreu no Teatro Renascença, em Porto Alegre.
Visão Noturna, escrito por Tobias Carvalho, foi o grande destaque da noite, vencendo a principal categoria como Livro do Ano. A obra aborda os efeitos dos sonhos na vida de quatro indivíduos.
A cerimônia também homenageou sete personalidades e instituições que se destacaram no mundo literário no ano anterior, premiados pelo coordenador de Literatura e Humanidades Sérgius Gonzaga.
Outros vencedores do Troféu Açorianos de Literatura
Além do Livro do Ano, a premiação contemplou outros destaques da literatura em outras categorias:
- Narrativa Longa: Vozes de retratos íntimos, de Taiasmin Ohnmacht
- Infantil: O fio da memória, de Fabiana Sasi
- Infantojuvenil: Lua Rubra, de Philippe Alencar
- Dramaturgia: Milkshakespeare, de Julio Zanotta
- Crônica: As noivas fantasmas e outros casos, de Sergio Faraco
- Poesia: Inventação da infância, de Carlos Nejar
- Ensaio de Literatura e Humanidades: Crítica da razão idolátrica: tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência, de Ricardo Timm de Souza
- Especial: A nota amarela: seguida de sobre a escrita – um ensaio à moda de Montaigne, de Gustavo Melo Czekster
- Conto: Contos de vista pontos de queda, de Marina Monteiro
O Troféu Açorianos de Literatura premiou diversos autores e obras em categorias variadas, reconhecendo a produção literária no Rio Grande do Sul. Além disso, homenageou personalidades e instituições que se destacaram no mundo literário no ano anterior.
Categorias | Vencedores |
---|---|
Livro do Ano | Visão Noturna, de Tobias Carvalho |
Personalidades e/ou Instituições Homenageadas | Alexandre Brito (escritor), Biblioteca Jardim das Letras Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia (instituição), Editora Bestiário (empresa), Gilberto Schwartsmann (médico e escritor), Léa Masina (professora e crítica literária), Projeto Orisun Oro (editora de Poesia Amefricana) e Ronald Augusto (poeta e ensaísta) |
Categorias do Troféu Açorianos |
Conto: Marina Monteiro com Contos de vista pontos de queda Crônica: Sergio Faraco com As noivas fantasmas e outros casos Dramaturgia: Julio Zanotta com Milkshakespeare e A mulher arrastada Ensaio de Literatura e Humanidades: Ricardo Timm de Souza com Crítica da razão idolátrica: tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência Especial: Gustavo Melo Czekster com A nota amarela: seguida de sobre a escrita – um ensaio à moda de Montaigne Infantil: Fabiana Sasi com O fio da memória Infantojuvenil: Philippe Alencar com Lua Rubra Narrativa Longa: Taiasmin Ohnmacht com Vozes de retratos íntimos Poesia: Carlos Nejar com Inventação da infância |