Versalizando Imagens: crianças produzem literatura de cordel em escolas do Cabo

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O projeto Versalizando Imagens está sendo desenvolvido em sua segunda edição nas escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O objetivo é ensinar a literatura de cordel para crianças, incentivando o aprendizado de novos conhecimentos através da musicalização do gênero literário.

Nesta edição, o tema escolhido foi a fauna e flora, sob o título “Florescer é crescer, preservação é nosso dever”. As oficinas acontecem semanalmente e o resultado será um livro produzido em colaboração entre os alunos e professores. A expectativa é impactar ainda mais alunos e elevar a autoestima dos mesmos através do produto final. Para deixar registrado no tempo, os livros serão distribuídos nas bibliotecas das escolas do Cabo de Santo Agostinho.

Produção coletiva

Os professores envolvidos no projeto pretendem escrever o livro em versos nos moldes dos cordéis e incluir fotos produzidas pelos próprios alunos durante as oficinas. Segundo o fotógrafo Renato Moura, “o livro vai ter o verso complementando o que a gente quis transmitir na foto e é uma construção coletiva com os alunos participando de todos os passos”.

Leia também:  Lançamento de romance histórico transmidiático e palestra sobre transmidialidade na literatura.

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho irá viabilizar a produção do livro e a ideia é lançá-lo após as oficinas. Além disso, um documentário sobre as oficinas também está em desenvolvimento pelo produtor cultural Renato Moura.

O poeta Esperantivo, um dos envolvidos no projeto, afirma que a ideia surgiu da vontade de construir algo físico junto aos alunos. De acordo com ele, “nossa ideia era fazer com que os alunos desenvolvessem algo físico mesmo para deixar registrado no tempo as oficinas. Porque nós que construímos as aulas sabemos da importância de deixar algo depois do processo”.

O projeto Versalizando Imagens busca ensinar a literatura de cordel através da musicalização do gênero literário em escolas públicas no Cabo de Santo Agostinho. A nova edição tem como tema a fauna e flora, visando incentivar a preservação ambiental e elevação da autoestima dos alunos através da produção de um livro escrito em versos nos moldes dos cordéis, recheado de fotos produzidas pelos próprios alunos durante as oficinas. O produto final será distribuído nas bibliotecas das escolas públicas da região para deixá-los registrados no tempo.

Leia também:  Literatura como direito humano em debate
Projeto Versalizando Imagens
Objetivo Ensinar a literatura de cordel através da musicalização do gênero literário
Local Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
Parceiros Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho e poeta Esperantivo e fotógrafo Renato Moura
Tema Fauna e flora
Produto final Livro escrito em versos nos moldes dos cordéis e recheado de fotos produzidas pelos próprios alunos durante as oficinas
Distribuição Bibliotecas das escolas públicas da região
Produção Viabilizado pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
Outros Documentário sobre as oficinas em desenvolvimento pelo produtor cultural Renato Moura

Com informações do site Diario de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *